segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Fadlo Haidar - Sua Biografia


Fadlo Haidar nasceu, a 24 de maio de 1895, em Talia, pequena localidade próxima de Zahlé. Diplomou-se em Medicina pela Universidade Americana de Beirute. Em Paris trabalhou durante dois anos, realizando cursos de especialização em cirurgia. Dele disse Daher Cutait, nosso estimado colega exerceu com dignidade, desde 1921 de modo ininterrupto, uma atividade dinâmica, senhor que sempre foi de uma das maiores clínicas de São Paulo.
Seu nome sempre representou um símbolo de dedicação, eficiência e tranqüilidade para a enorme legião de doentes que dele se aproximaram. Embora tivesse oficialmente abandonado a profissão para se constituir numa das mais lídimas figuras da indústria brasileira, Fadlo Haidar foi sempre, antes de tudo e de mais nada, o médico, no sentido exato e completo da palavra, sempre disposto a contribuir com seus profundos conhecimentos e seu magnâmico coração, para a solução dos problemas de todos aqueles que dele necessitavam”.
Fadlo Haidar foi também um grande estudioso da Medicina, em geral e, mais tarde, também, da História Universal, Filosofia das Religiões, Psicologia e Economia Política. Em 1977 publicou “A Evolução Psico-Social do Homem e suas Limitações”, tradução do árabe, de Samir El-Haiek. Trata-se de um livro em que seu ilustrado Autor fez um alerta pára os perigos do mundo em que vivemos e, ao mesmo tempo, é uma mensagem vigorosa de otimismo e de crédito na capacidade do ser humano de encontrar o caminho certo para um mundo melhor.
A biblioteca do Hospital Sírio-Libanês é, em parte, constituída do acervo particular desse notável médico que tanto influenciou a formação de cirurgiões do porte de um Daher Cutait, mais tarde discípulo de Benedicto Montenegro, onde fez toda sua brilhante carreira docente. Clínico e cirurgião, tendo realizado numerosos cursos em Paris, muito trabalhou em beneficio do Hospital Sírio-Libanês. Seu espírito caritativo era de todos, conhecido. Grande parte de sua clientela era constituída de pacientes de poucos recursos e que dele sempre recebiam atenção toda especial.
Com vasta cultura humanística pôde sentir toda a grandeza de nossa pro­fissão, localizando-a dentro das grandes categorias do pensamento humano. Aliás, a obra que deixou publicada já referida anteriormente, reflete, em toda a sua plenitude, uma grandiosidade cultural digna de sua extraordinária personalidade. Entre outras atividades culturais, merece menção suas atividades junto à “Associação dos Ex-Alunos da Universidade Americana de Beirute”, da qual foi presidente durante muito anos e, mais tarde, Presidente de Honra. Seu nome será para sempre lembrado com carinho e veneração pelo muito que fez em sua laboriosa vida, tão repleta de emocionantes e inesquecíveis memórias.
O ilustrado colega faleceu na cidade de São Paulo a 25 de outubro de 1976. Fadlo Haidar continuará servindo de exemplo para todos aqueles que tiveram o privilégio de conhecê-lo e de desfrutar de sua sempre candente amizade.

* Texto do Dr. Carlos da Silva Lacaz (1915-2002) , publicado no livro MÉDICOS SÍRIOS E LIBANESES DO PASSADO - Trajetória em busca de uma nova Pátria - Editora ALMED - Rua Dr. Amâncio de Carvalho, 459 - Vila Mariana - São Paulo- SP - Direitos reservados.

Um comentário: